Concurso Fundação Renascer – SE: governador anuncia edital

Conteúdo

O futuro concurso Fundação Renascer (Unidades de Execução de Medidas Socioeducativas da Fundação Renascer), no estado de Sergipe, está confirmado. De acordo com informe divulgado pela assessoria do estado, será mais uma prova de que a atual gestão valoriza o serviço público sergipano.

continua depois da publicidade

No mesmo informe oficial, publicado em 25 de novembro de 2024, é afirmado que o estado tem avançado no tocante à renovação dos seus quadros de servidores:

Atualmente, o Governo de Sergipe administra 19 concursos públicos, com um total de 530 convocações realizadas. Sob a atual gestão, foram homologados seis concursos: Secretaria de Estado da Administração (Sead), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Polícia Civil de Sergipe (PCSE), Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Procuradoria Geral do Estado (PGE), além da Adema.

Além do concurso público da Fundação Renascer, há outros certames previstos ou em andamento:

Outros nove concursos também estão em andamento ou prestes a serem anunciados, a exemplo dos processos para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), (…), Sead, três editais para a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), e secretarias de Estado da Saúde (SES), da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), da Fazenda (Sefaz) e da Educação e da Cultura (Seduc).

Situação atual

É provável que o próximo concurso Fundação Renascer ofereça mais de 30 vagas para o cargo de Agente Socioeducativo, um dos dois cargos essenciais integrantes do Sistema Socioeducativo (o outro é Orientador Social). Os requisitos mínimos são ter o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação B ou superior.

continua depois da publicidade

Ainda não há dados concretos relativos ao processo de contratação da empresa ou entidade organizadora. Nós entramos em contato com a Fundação por e-mail e estamos aguardando retorno.

Fases do concurso para Agente Socioeducativo

Segundo a lei ordinária nº 9001/2022, as etapas a serem aplicadas no próximo concurso Fundação Renascer serão:

  • Provas objetivas e discursivas, sobre Conhecimentos Gerais e Específicos;
  • Exames biofísicos, através de testes físicos específicos, objetivando apurar as condições de saúde do candidato para o exercício profissional e a existência ou não de deficiência física que o incapacite;
  • Exame psicotécnico, destinado a avaliar os aspectos de cognição, aptidões específicas e características de personalidade adequadas para o exercício do cargo pretendido;
  • Exames biomédicos e toxicológico, com vistas a apurar a higidez física e mental do candidato;
  • Sindicância da vida pregressa, através de investigação social destinada a verificar a idoneidade do candidato, sob os aspectos moral, social e criminal, que deve ser irrepreensível e inatacável, adequada ao que se espera do cargo de Agente Socioeducativo;
  • Avaliação de títulos; e
  • Curso de Formação Técnico-Profissional do Sistema Socioeducativo – CFTP.

Último concurso Fundação Renascer

O último concurso público da Fundação Renascer, na verdade, foi um processo seletivo simplificado, lançado em 2023 (edital nº 01/2023). Ao todo, a oferta foi de 30 vagas para o cargo de Socioeducador.

continua depois da publicidade

A exigência mínima para concorrer foi ter o ensino médio completo. Quem foi contratado passou a atuar por regime de plantão (diurnos e noturnos), com 12×36 horas ou 44 horas semanais. Em troca, haveria uma remuneração mínima de R$ 2.659,60, mais adicional noturno e auxílio-transporte.

A seleção dos candidatos consistiu de avaliação dos títulos apresentados, segundo os critérios estabelecidos previamente. Houve ainda pontuação pela experiência profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *