Atenção, concurseiros que residem no estado a Bahia. Novas oportunidades foram divulgadas, contemplando a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a abertura de um novo concurso ADAB, com 200 vagas.
continua depois da publicidade
A novidade foi confirmada no último domingo (01/12) durante a cerimônia de início da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), realizada no Parque de Exposições de Salvador. Na ocasião, além dos cargos para efetivos, Rodrigues ainda autorizou vagas temporárias e deu posse para aprovados do último concurso da Agência.
Situação atual
Há um concurso ADAB vigente, que foi realizado no primeiro semestre de 2024, com oferta para Fiscais e Técnicos. Os resultados finais foram divulgados no último dia 05 de novembro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora. Agora, o governador da Bahia quer um novo edital, que só será possível porque os cargos serão diferentes do certame anterior.
De acordo com Jerônimo Rodrigues, as oportunidades deverão contemplar as áreas de Veterinária e Agronomia. A seleção deverá contar com 200 vagas de caráter imediato, podendo ser lançada já no próximo ano. Apesar do grande anúncio, ainda há poucas informações concretas de como o concurso será realizado.
continua depois da publicidade
Para dar prosseguimento ao lançamento do edital, primeiro a Agência deverá montar uma Comissão Organizadora para definir os critérios e regras de classificação. Depois, se o órgão considerar necessário, contratar banca organizadora, como aconteceu neste ano de 2024.
Quais serão as vagas do concurso ADAB?
Das 200 novas vagas anunciadas, 160 serão para profissionais com formação de nível superior completo, divididas entre os cargos de Médico Veterinário e Engenheiro Agrônomo. De acordo com a tabela de remuneração da Agência, os contratados podem receber em torno de R$ 6,5 mil por mês.
As outras 40 vagas liberadas são para Técnicos em Fiscalização Agropecuária, ou seja, pessoas que possuem certificado de nível técnico na área. A remuneração inicial deve ser de cerca de R$ 2,4 mil mensais. Os valores informados somam vencimento básico mais gratificações.
continua depois da publicidade
Esses detalhes ainda serão confirmados no edital oficial do concurso ADAB, que deve ser lançado em 2025.
Quais serão as etapas de classificação?
É possível que o novo certame da Agência siga o modelo de editais anteriores e, tendo isso em vista, conte com até três etapas avaliativas. Os interessados em pleitear as vagas poderão ser submetidos a uma prova objetiva, que reúna questões de conhecimentos gerais e específicos dos cargos.
Outra fase escrita, no formato de prova discursiva, também deve ser aplicada. É provável que os participantes precisem escrever uma redação ou responder questões dissertativas acerca de conhecimentos específicos. Isso vai depender do perfil da banca organizadora e dos objetivos do órgão.
A terceira possível etapa do concurso ADAB deve ser uma prova de títulos. As seleções anteriores realizaram esse tipo de avaliação apenas para candidatos de nível superior.
continua depois da publicidade
Como foi o último concurso ADAB?
O edital mais recente foi lançado em fevereiro de 2024, com 160 vagas imediatas para Fiscal Estadual Agropecuário (nível superior) e Técnico em Fiscalização Agropecuária (nível técnico). O certame foi executado pela FGV, com inscrições entre fevereiro e abril e provas escritas no mês de junho.
Os resultados finais foram homologados no dia 05 de novembro de 2024, indicando os candidatos classificados nas primeiras posições.
Saiba mais sobre a ADAB
Com um novo concurso ADAB iminente, é importante que os futuros candidatos conheçam mais sobre a Agência. Essa foi criada no ano de 1999 pela Lei nº 7.439, vinculada à Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), com sede na capital estadual, Salvador.
continua depois da publicidade
De acordo com o site institucional do órgão, “a Adab tem a missão de garantir a segurança sanitária no Estado da Bahia, preconizando o desenvolvimento de um agronegócio sustentável e competitivo”.