A Assembleia Legislativa de Mato Grosso Sul (ALEMS) vai lançar novo edital no próximo ano. A confirmação foi dada pelo presidente da Casa, Gerson Claro, em entrevista ao canal de Comunicação Institucional do órgão. Segundo ele, o concurso ALEMS 2025 é um dos seus compromissos com os direitos dos servidores estaduais.
continua depois da publicidade
A conversa, conduzida pela jornalista Lívia Machado, aconteceu na última quinta-feira (12/12) e focou nos esforços da Assembleia para melhorar a vida da população sul-mato-grossense. Essa será a primeira vez que a ALEMS realiza um certame em nove anos. Veja o que esperar da nova seleção.
Situação atual
O concurso ALEMS foi anunciado por Gerson Claro como uma das novidades para 2025, juntamente como o término das obras na sede da Casa de Leis, que terá um novo plenário para comportar 700 pessoas sentadas. De acordo com o gestor, todo o trabalho realizado é em prol da população local.
“Eu sou uma pessoa muito otimista, quero comemorar os avanços conquistados, sejam aos comissionados, aos ativos ou aposentados, avançamos muito no que diz respeito aos direitos dos servidores e fizemos o compromisso de fazer um novo concurso para o ano que vem”, disse.
Agora, a autorização deve ser publicada no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul, permitindo que vagas sejam abertas para o quadro administrativo do Legislativo. O quantitativo e os cargos ainda devem ser confirmados. Depois disso, o órgão deve formar comissão organizadora e contratar banca para elaborar o certame.
continua depois da publicidade
O último edital lançado ficou sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC), no ano de 2016.
Quais serão as vagas do concurso ALEMS?
Com um quadro de pessoal sem novas contratações efetivas há quase 10 anos, o novo edital deve oferecer oportunidades para diversas áreas de atuação. Se seguir o formato da seleção anterior, o concurso ALEMS 2025 pode ter oportunidades, contemplando cargos de níveis médio e superior, nas áreas:
- Administrativa;
- Financeira;
- Jurídica;
- Saúde;
- Comunicação;
- Tecnologia, entre outras.
O que esperar das etapas da nova seleção?
A aplicação do concurso ALEMS 2025 dependerá de quais as vagas disponibilizadas e do intuito do órgão. É bastante provável que seja realizada pelo menos uma etapa escrita no formato de prova objetiva para todos os candidatos, como aconteceu no ano de 2016. Podem ser cobrados conteúdos de:
continua depois da publicidade
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Matemático;
- Noções de Direito;
- Noções de Informática;
- Legislação Institucional;
- Conhecimentos Específicos.
Uma boa dica para quem se interessa no certame é pegar o edital passado e montar um cronograma baseado nos conteúdos cobrados naquele ano. Quando o novo edital sair, será necessário apenas atualizar as disciplinas, conferindo o que mudou. Isso pode fazer com que você saia na frente dos seus candidatos, já criando uma rotina de preparação.
Outra possibilidade de avaliação no concurso ALEMS é a prova de títulos, que deve ser aplicada especialmente para cargos de nível superior. Fases como essa costumam pontuar certificados de experiência profissional e diplomas de formação acadêmica, além de cursos complementares em alguns casos.
Como foi o último concurso ALEMS?
O edital anterior ofereceu 80 vagas imediatas no ano de 2016, divididas entre 21 cargos de níveis médio, técnico e superior, contemplando várias áreas de formação. Os salários oferecidos na época ficaram entre R$ 2,7 mil e R$ 4,5 mil mensais. Esses padrões devem ser atualizados na nova seleção, considerando as atualizações e reajustes salariais dos últimos nove anos.
continua depois da publicidade
Ao todo, 18.040 pessoas se candidataram, gerando uma concorrência média de 255 pessoas por vaga. A Fundação Carlos Chagas foi a responsável por aplicar o concurso e cuidar de todos os detalhes até o fim do seu prazo de validade.