Concurso AmazonPrev – AM tem nova Comissão Organizadora

Conteúdo

O Diretor-Presidente da Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (AmazonPrev), Ary Renato Vasconcelos de Souza, assinou portaria formando comissão para organizar um novo edital do órgão. O concurso AmazonPrev está previsto desde 2022 e será a segunda edição de seleção para efetivos da Fundação.

continua depois da publicidade

A atualização na tramitação do certame foi divulgada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE AM), informando os nomes dos servidores que ficarão responsáveis por elaborar as regras do edital. A comissão organizadora deverá realizar reuniões para definir os detalhes, o que inclui o número de vagas e o cronograma de aplicação.

O Concursos no Brasil entrou em contato com a Fundação para saber mais detalhes e o que esperar do novo certame, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. Quaisquer novidades sobre essa seleção serão trazidas aqui em nosso site, por isso, fique sempre atento.

Situação atual

A criação de comissão organizadora do 2º concurso AmazonPrev foi determinada pela Portaria nº 1709/2024, divulgada no DOE AM no último dia 11 de setembro. O documento é um passo importante para a divulgação do novo edital, tendo em vista que altera outra comissão formada anteriormente.

continua depois da publicidade

No ano de 2022, o órgão definiu um grupo de trabalho para elaborar mais uma seleção. No entanto, nenhuma outra atualização foi divulgada desde então. Com a nova portaria assinada pela direção da Fundação, as expectativas voltam a crescer. Os servidores escolhidos para elaborar as regras e demais detalhes do concurso AmazonPrev 2024 são:

  • Raimundo Alberto da Silva Menta (coordenador);
  • Leonardo Almeida de Souza Cavalcanti (membro);
  • Alan Cardec Soares da Silva (membro);
  • André Luiz Mouco Fernandes (membro);
  • Keyce Regina Marques da Silva (membro).

O objetivo é prover cargos efetivos ao quadro de pessoal da Fundação. Entretanto, não há um prazo estipulado para a finalização dos trabalhos e lançamento do edital.

Concurso AmazonPrev: quais serão as vagas?

A quantidade de vagas a serem ofertadas e os cargos que serão contemplados ainda não foram divulgados. A expectativa é de que o edital abra oportunidades para carreiras de Técnicos e de Analistas. No caso de Técnico Previdenciário, devem ser aceitas inscrições de profissionais de nível médio completo.

continua depois da publicidade

Já para Analista Previdenciário do concurso AmazonPrev, o requisito deve ser nível superior completo. Dentro desse cargo podem ser contempladas diferentes especialidades, como formação nas áreas de:

A oferta vai depender das necessidades de força de trabalho da Fundação, bem como o seu orçamento para firmar os contratos. As remunerações devem ficar entre R$ 4,5 mil e R$ 6,7 mil, considerando a média salarial das respectivas carreiras.

Como serão as etapas do concurso AmazonPrev?

Cabe à comissão organizadora definir quais serão as provas e conteúdos abordados no novo edital, de acordo com quais cargos forem ofertados. O formato de aplicação das etapas também pode depender da contratação de banca organizadora.

continua depois da publicidade

Isso porque, se a comissão entender como necessário, poderá selecionar empresa especializada para executar os eventos do certame. Essa decisão influencia no estilo de avaliação, que varia de uma banca para outra.

De maneira geral, a expectativa é de que seja aplicada pelo menos uma etapa de prova objetiva no novo concurso AmazonPrev. Essa fase é um padrão nos concursos públicos para cargos efetivos, mas só será confirmada após o lançamento do edital. É possível que numa prova escrita sejam cobrados temas de conhecimentos gerais como:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio-Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Administração Pública.

Além disso, a seleção pode contar também com questões acerca de conhecimentos específicos dos cargos, conforme cada especialidade.

Saiba mais sobre a AmazonPrev

A Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas é a única gestora de Previdência no território amazonense, tendo sido criada no ano de 2021. Antes dela, o fundo já foi gerenciado pelos seguintes órgãos:

continua depois da publicidade

  • Departamento de Assistência Social e Previdência (DAPS);
  • Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado (IPASEA);
  • Instituto de Previdência do Estado do Amazonas (IPEAM).

Esses foram substituídos ou extintos ao longo do tempo.

Dois anos após a criação da AmazonPrev, foi iniciada uma transição entre os modelos previdenciários antigo e atual, visando garantir os benefícios aos servidores conforme a Reforma Previdenciária. Somente em 2011 o órgão se tornou um Serviço Social Autônomo e participante da Administração Indireta do Poder Executivo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *