Já está no ritmo de preparação? Pois o novo concurso Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes) deve ser realizado em breve, possivelmente ainda em 2024. O edital deverá contemplar, pelo menos, 80 vagas específicas para cargo que exige nível superior.
continua depois da publicidade
O anúncio foi feito ainda no início do ano, mas muitos trâmites devem evoluir até o lançamento oficial do novo certame para recomposição do quadro de pessoal. Inclusive, a banca organizadora ainda não foi contratada. Isso deve ocorrer ao longo das próximas semanas.
Entramos em contato com a assessoria do órgão público para obtermos mais informações sobre a situação atual da seleção. Atualizaremos a matéria assim que surgirem novidades a respeito dos próximos passos. Lembrando que o último edital para o Goinfra foi lançado em 2022.
Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos. A nossa missão é te deixar constantemente informado sobre a abertura de novas vagas públicas. Por aqui, você também consegue se preparar por meio de nossos simulados gratuitos e online.
continua depois da publicidade
Existem milhares de questões cadastradas em nosso banco de dados, que foram aplicadas em diversos certames espalhados pelo Brasil. Você pode filtrar os enunciados a partir de disciplinas, cargos ou órgãos públicos. Ou seja, da maneira que você preferir e for conveniente.
Como trabalhar na Goinfra?
Para atuar em algum cargo da Goinfra, é necessário ser aprovado em todas as etapas de concurso público ou processo seletivo, considerando o quantitativo fixado para cada uma das oportunidades. Também é preciso ter, pelo menos, 18 anos e estar quite de obrigações eleitorais.
Os candidatos selecionados geralmente são lotados na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, que fica em Goiânia – GO, podendo, sempre que necessário, atuar em cidades do interior do Estado de Goiás também, a critério estabelecido pelo órgão público.
continua depois da publicidade
Confira quais são os principais requisitos que comumente aparecem em editais de abertura – tanto concursos quanto processos seletivos:
- Ter 18 anos completos na data da posse;
- Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
- Ser julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, em inspeção médica oficial, determinada pela Secretaria de Estado da Administração de Goiás – SEAD;
- Possuir a escolaridade exigida e demais requisitos para o exercício do cargo;
- Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação do acúmulo legal de cargos;
- Possuir quitação com as obrigações eleitorais e militares;
- Possuir, em plena validade, carteira de identidade civil, de acordo com a legislação vigente;
- Não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público;
- Ter sido aprovado e classificado no concurso público;
- Apresentar toda documentação exigida pela Secretaria de Estado da Administração;
- Atender às demais exigências contidas no respectivo edital de abertura do concurso Goinfra.
Concurso Goinfra: situação do novo edital previsto
Inúmeros concursos estão sendo planejado no Estado de Goiás, inclusive para a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes. O edital de abertura ainda não está disponível, mas a realização do novo certame foi anunciada pelo órgão público ainda no início do ano.
continua depois da publicidade
Esperavam-se que os trâmites evoluíssem durante o primeiro semestre do ano. O que, na verdade, ainda pode acontecer, mas provavelmente o lançamento do concurso Goinfra poderá ficar mais para frente. Isso porque ainda faltam algumas etapas preliminares para a organização.
Por exemplo, o órgão não anunciou a equipe técnica que ficará responsável pela triagem das empresas que desejem executar o certame. A banca organizadora, portanto, ainda não foi definida. Somente a partir daí é que teremos o início da elaboração do edital de abertura.
A parte boa é que o campo está livre para mais uma seleção. O último concurso teve sua homologação definitiva em novembro de 2022. Mesmo que ainda seja possível prorrogar a validade por mais dois anos, já seria possível, na prática, liberar mais um certame no órgão.
continua depois da publicidade
De acordo com o Portal da Transparência, existem 706 servidores lotados no Goinfra dentre efetivos, comissionados, estagiários e temporários. Só de funcionários com prazo determinado de atuação via contrato, consta o quantitativo de 102, conforme o mês de maio.
Cargos com mais e menos vagas ocupadas na Goinfra
Ainda conforme o Portal da Transparência do mês de maio de 2024, os cargos com mais vagas ocupadas na Goinfra são os seguintes: Analista de Transporte e Obras, Assistente de Transporte e Obras, Auxiliar no mesmo segmento, Técnico em Gestão Pública e Engenheiro Civil.
E os com menos vagas ocupadas até o momento? Confira a relação logo abaixo:
- Agente Socioeducativo;
- Analista de Infraestrutura;
- Assessor A1;
- Assessor A3;
- Assessor A4;
- Assessor A9;
- Assistente de Gestão Administrativa;
- Assistente de Trânsito;
- Auxiliar Administrativo;
- Biólogo;
- Engenheiro de Minas ou Geologia;
- Chefe de Gabinete;
- Fiscal de Transporte – Incorporação;
- Soldador Sênior;
- Torneiro Mecânico.
Distribuição de vagas no novo concurso Goinfra
Para o novo edital de abertura, estão previstas 80 vagas efetivas apenas para um cargo: Gestor de Engenharia, que exige nível superior completo na área de Engenharia Civil. Existem mais requisitos específicos, bem como atribuições, vencimento e jornada de trabalho.
continua depois da publicidade
Confira as informações preliminares, que relacionamos logo abaixo:
- Cargo: Gestor de Engenharia;
- Nível: superior:
- Vagas: 80 em caráter imediato. É possível que o órgão também libere oportunidades para formação de cadastro reserva;
- É possível que sejam abertas vagas para outros cargos? Até o momento, não houve confirmação da Goinfra. Todos os detalhes oficiais estarão dispostos no novo edital de abertura.
Sobre o cargo de Gestor de Engenharia
Com a confirmação de um edital para o cargo de Gestor de Engenharia, faz-se necessário entender como funciona a carreira e quais são os requisitos necessários para entrar na disputa. Reunimos informações preliminares para que você já fique informado a respeito do assunto.
Requisitos
- Curso superior completo em Engenharia Civil, com diploma reconhecido pelo MEC, registro no conselho competente da categoria.
Atribuições
Exercer atividades de nível superior de complexidade e responsabilidades elevadas, compreendendo supervisão, coordenação, direção e execução de trabalhos especializados que envolvam a regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos de competência do Estado de Goiás, em específico:
continua depois da publicidade
- Estudos, pesquisas, elaboração, gerenciamento, avaliação de projetos nas áreas de engenharia civil;
- Realização de vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e pareceres técnicos;
- Verificação de adoção de efetivas ações preventivas ou corretivas para o caso analisado;
- Padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Medições de serviços executados, de acordo com as normas vigentes;
- Levantamento de irregularidades ocorridas na execução e medição de obras;
- Coordenação de equipe de fiscalização para a instalação, montagem, operação, manutenção e execução de obras;
- Assistência técnica a outros órgãos ou entidades da Administração Pública Estadual ou com esta convencionada;
- Elaboração de orçamentos.
Quanto ganha um engenheiro da Goinfra?
Atualmente, a remuneração inicial está definida no valor de R$ 11.800,00. É possível que o valor e os benefícios adicionais sejam atualizados no novo edital de abertura. Por isso, vale a pena entender que essas informações são preliminares e podem mudar pontualmente.
continua depois da publicidade
Jornada de trabalho
- No último edital de abertura, os profissionais classificados foram submetidos a jornadas de 40 horas semanais.
Último concurso realizado
O último edital da Goinfra foi divulgado no dia 9 de fevereiro de 2022. Na época, foram ofertadas 10 vagas efetivas, sendo nove em ampla concorrência e uma destinada para pessoa com deficiência. Todas as oportunidades foram destinadas para o cargo de Gestor de Engenharia.
A organização ficou sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro, IDIB. As fases do concurso Goinfra foram realizadas na cidade de Goiânia/GO, em datas definidas conforme cronograma na época. Confira quais foram as etapas aplicadas:
- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos de caráter apenas classificatório.
Sobre as provas objetivas
Em 2022, as provas objetivas foram compostas por 80 questões de múltipla escolha. Cada um delas teve valor de 1,0 ponto na área de Conhecimentos Gerais, considerando as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico e Realidades, História e Geografia de Goiás.
continua depois da publicidade
Por sua vez, o valor de cada questão foi definido como 2,0 pontos para Conhecimentos Gerais nas áreas de Direito, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão Pública e Licitações e Contratos. Já em Conhecimentos Específicos (Engenharia Civil), estabeleceu-se 3,0 pontos.
Confira as matérias que caíram e a distribuição do número de questões:
- Português: 11 questões;
- Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás: três questões;
- Raciocínio Lógico: 10 questões;
- Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão Pública: oito questões;
- Licitações, contratos e convênios. Lei Estadual 17.728/2012, Lei 8.666/93, Lei 14.133/21: oito questões;
- Conhecimentos Específicos – Engenharia Civil: 40 questões.
Foram classificados aqueles que tiveram, pelo menos, 60% de aproveitamento no total de provas da prova – sem zerar em nenhuma área, exceto Realidade Étnica, social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás.
continua depois da publicidade
Sobre a prova dissertativa
A prova dissertativa para o cargo da Goinfra consistiu em uma peça de natureza técnica com, no máximo, 40 linhas. Por sua vez, o tema ficou delimitado à área de Conhecimentos Específicos, conforme os conteúdos programáticos constantes edital de abertura da época.
Essa etapa foi realizada no mesmo dia e dentro do prazo de duração previsto para a realização da prova objetiva, com valor total de 60,0 pontos. Confira os critérios:
- Aspectos formais e textuais: 15,0 pontos;
- Aspectos técnicos: 45,0 pontos.
Os candidatos tiveram a etapa zerada em casos em fuga ao tema ou texto com menos de 20 linhas, bem como superior a 40 linhas. E o edital continuou: “de não haver respeito à estrutura textual, de não se relacionar ao aspecto técnico, de identificação do candidato em local indevido, se o texto for escrito a lápis ou caneta de cor diferente da especificada; ou apresentar letra ilegível”.
continua depois da publicidade
Sobre a prova de títulos
Com caráter apenas classificatório, a prova de títulos do último concurso Goinfra teve valor máximo de 24,0 pontos, mesmo que a soma ultrapassasse o limite. Confira quais certificados foram aceitos:
Desempate
Em caso de empate entre os candidatos, teve preferência aquele que, na seguinte ordem:
- Tivesse idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso);
- Obtivesse a maior nota na prova dissertativa;
- Obtivesse a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
- Obtivesse a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Gerais;
- Obtivesse maior nota na Avaliação de Títulos; f) tiver maior idade;
- Tivesse exercido a função de jurado (conforme artigo 440 da Lei nº 11.689/2008 – Código de Processo Penal).
Sobre a Goinfra
continua depois da publicidade
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Goinfra, é responsável pela execução da política estadual de transporte e obras públicas, bem como a realização de obras civis e de infraestrutura. Por sua vez, o órgão também administra aeródromos e, também, vias públicas.
Inclusive, a agência executa a cobrança de pedágios e outras taxas para utilização, além de fiscalizar o trânsito, aplicação de penalidades, dentre outras competências. Confira o organograma do órgão: