Concurso IAGRO MS pode ter edital publicado ainda em 2024, com abertura de 29 vagas para a carreira de Fiscal Estadual Agropecuário. Saiu a autorização, assinada pelo governador do estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel, para a realização de um novo certame para Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.
continua depois da publicidade
Assim como o último concurso público, é provável que um novo certame avalie os candidatos com base em realização de provas objetivas, de títulos e investigação social.
A seguir, confira todos os detalhes sobre a realização do concurso previsto IAGRO MS. Neste link você confere as vagas abertas por todo o país em seleções públicas.
Concurso IAGRO MS: qual a situação atual?
O novo certame pode ser aberto a qualquer momento, pois já foram definidos a quantitativo de vagas e o cargo que será disponibilizado. Ao todo, o concurso IAGRO MS irá disponibilizar 29 ocupações de Fiscal Estadual Agropecuário, com habilitação escolar de nível superior em Medicina Veterinária.
continua depois da publicidade
A Secretaria de Estado de Administração (SAD), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a IAGRO serão responsáveis pela organização do novo concurso da pasta.
A autorização do certame pode ser conferida no site do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, edição de 18 de março de 2024, a partir da página 2.
No entanto, ainda não se sabe quando este concurso autorizado poderá ter edital publicado, uma vez que a última seleção ainda possui prazo de validade vigente e tinha formação de cadastro reserva para o cargo que será disponibilizado.
O próximo passo para a execução do concurso IAGRO MS será a definição de banca organizadora. Assim que houver novidades este conteúdo será atualizado.
continua depois da publicidade
Concurso IAGRO MS: como foi o certame anterior?
O último concurso público da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal aconteceu recentemente, com edital publicado em 2022, com objetivo de preencher 54 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva.
As oportunidades foram destinadas a profissionais de nível superior completo, com reserva para candidatos com deficiência, pessoas pretas e pardas, além de indígenas. A seguir, conheça as oportunidades ofertadas com os devidos requisitos:
- Fiscal Estadual Agropecuário – Medicina Veterinária: oportunidade para profissional com ensino superior em nível de graduação em Medicina Veterinária. A remuneração ofertada era de R$ 6.655,08 para trabalhar em jornadas de 40 horas por semana.
- Fiscal Estadual Agropecuário – Engenharia Agronômica: exigia ensino superior em nível de graduação em Engenharia Agronômica. A remuneração ofertada era de R$ 6.655,08 para trabalhar em jornadas de 40 horas por semana.
Este concurso público continua vigente e pode ter o prazo prorrogado por dois anos, exclusivamente por conveniência da Administração Pública Estadual.
continua depois da publicidade
Concurso IAGRO MS: avaliação dos candidatos
O concurso IAGRO MS 2022 foi organizado sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – Idecan, e avaliou os candidatos por meio das seguintes fases:
- Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos, de caráter unicamente classificatório;
- Investigação social, de caráter unicamente eliminatório e de natureza sigilosa, consistindo na coleta de informações sobre a vida pregressa, a atual e sobre a conduta individual e social do candidato.
Como se preparar para o concurso IAGRO MS?
Uma vez que o último edital foi divulgado recentemente e com vagas abertas para o cargo autorizado, a preparação poderá ser realizada de uma maneira mais prática. A expectativa é que as diferenças de conteúdo de um edital para o outro sejam mínimas.
continua depois da publicidade
O primeiro passo para iniciar com sua preparação no concurso IAGRO MS é ler o edital anterior e conferir os conteúdos que foram cobrados para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário – Medicina Veterinária. Após isso, monte um cronograma de estudos, que deve incluir:
- Tempo hábil para estudar o conteúdo cobrado;
- Período para resolução de questões;
- Tempo para as revisões.
Neste artigo, o site Concursos no Brasil te auxiliar a montar o seu cronograma de estudos e iniciar com a preparação. A seguir, confira quais os conteúdos foram cobrados na seleção anterior:
Língua Portuguesa
- Compreensão Textual.
- Sílabas.
- Encontros Vocálicos e Consonantais.
- Dígrafos.
- Tonicidade.
- Reforma Ortográfica – 2009.
- Acentuação.
- Prosódia.
- Estrutura e Formação das Palavras.
- Classificação e Flexão das Palavras.
- Emprego de Tempos e Modos Verbais.
- Significação das Palavras.
- Sinonímia, Antonímia, Polissemia, Emprego de Parônimos e Homônimos, Denotação e Conotação.
- Termos Essenciais, Integrantes e Acessórios da Oração.
- Vocativo.
- Crase.
- Pronomes: emprego, formas de tratamento, colocação.
- Pontuação.
- Coesão e coerência textual.
Língua Inglesa
- Reading Comprehension.
- Different text types.
- English for Specific Purposes (ESP).
- The Listening-Speaking Skills.
- Grammar Aspects – Verb Tenses (affirmative, interrogative and
negative): the present simple, the present continuous, the past simple, the past continuous, the present perfect; the present perfect continuous; the past perfect; the future; the near future; the future continuous. - Imperative.
- Modals and auxiliary verbs.
- Phrasal Verbs.
- Used to/get used to/be used to.
- If clauses and other conditionals.
- The Infinitive and the “-ing” form.
- Direct/Indirect Speech.
- Articles: indefinite and definite articles.
- Nouns: singular and plural; countable and uncountable nouns.
- Quantifiers: much, many, a lot, little, few etc.
- Pronouns: subjective and objective pronouns; demonstratives; reflexive and emphatic pronouns: indefinite pronouns.
Noções de Informática
- Conceitos e fundamentos básicos.
- Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus).
- Identificação e manipulação de arquivos.
- Backup de arquivos.
- Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs).
- Periféricos de computadores.
- Noções de sistema operacional: utilização do sistema operacional Windows.
- Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre.
- Utilização dos editores de texto, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice).
- Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook.
- Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, mecanismos de busca na Web.
- Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla, Firefox, Google Chrome.
- Segurança na internet; vírus de computadores; Spyware; Malware; Phishing.
- Transferência de arquivos pela internet.
Raciocínio Lógico
- Estruturas lógicas.
- Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.
- Lógica sentencial (ou proposicional).
- Proposições simples e compostas.
- Tabelas verdade.
- Equivalências.
- Leis de Morgan.
- Diagramas lógicos.
- Lógica de primeira ordem.
- Operações com conjuntos.
- Princípios de contagem e probabilidade.
- Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Legislação Institucional e Aplicada à Defesa Sanitária Animal e Vegetal
- Defesa Agropecuária: Lei Federal n. 8.171, de 17 de janeiro de 1991 – “Dispõe sobre a política agrícola”;
- Lei Federal n° 9.712, de 20 de novembro de 1998 – “acrescenta dispositivos referentes à defesa agropecuária”;
- Decreto n° 5.741, de 30 de março de 2006 e seus anexos – “Organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária”;
- Lei Estadual n. 3.823, de 21 de dezembro de 2009 que “Institui a defesa sanitária animal e dispõe sobre matérias correlatas”: Programas de Sanidade Animal: Febre Aftosa, Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT, Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – NCRH e Encefalites Espongiforme Bovina – EEB, Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA, Programa Nacional de Sanidade Apícola – PNSAp, Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos – PNSE, Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos – PNSCO, Programa Nacional de Sanidade Suídea – PNSS, Programa Aquicultura com Sanidade;
- Trânsito Animal: Instrução Normativa MAPA n° 23 de 29 de abril
de 2020 – “Proibição do trânsito de bovídeos vacinados para as áreas livres sem vacinação”; - Instrução Normativa n° 48, de 14 de julho de 2020 – “Aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA)”;
- Instrução Normativa MAPA n° 52 de 11 de agosto de 2020 – “Reconhecer áreas livres sem vacinação”;
- Instrução Normativa n° 47, de 15 de outubro de 2019 – “Proibir a manutenção, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Estado do Paraná”;
- Instrução Normativa n° 36, de 29 de abril de 2020 – “Proibir a manutenção, a comercialização e o uso de vacina contra a Febre Aftosa no Estado do Rio Grande do Sul e no Bloco do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PE PNEFA)”;
- Instrução Normativa n° 37, de 27 de dezembro de 2019 – “Fica proibido o ingresso e a incorporação de animais vacinados contra a Febre Aftosa no Estado do Paraná”;
- Portaria IAGRO n° 3654 de 31 de agosto de 2020 – “Estabelece normas e procedimentos para o trânsito de bovinos e bubalinos no estado de Mato Grosso do Sul relacionados à vacinação contra Febre Aftosa e dá outras providências”;
- Inspeção e fiscalização de Produtos de origem animal: Lei Federal n. 1.283, de 18 de dezembro de 1950 que “dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal”;
- Decreto Federal n° 9.013, de 29 de março de 2017;
- Decreto Federal n° 10.468, de 18 de agosto de 2020; Boas práticas de fabricação;
- Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC;
- Programa Nacional de Qualidade do Leite – PNQL;
- Instruções Normativas MAPA n° 76 e n° 77, de 26 de novembro de 2018; Produtos para alimentação animal e aditivos: Decreto Federal n° 6.296, de 11 de dezembro de 2007 – Aprova o Regulamento da Lei n° 6.198, de 26 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal, legislação vigente;
- Produtos veterinários: legislação vigente, fiscalização de produtos de uso veterinário, soros, vacinas e antígenos (biológicos), antimicrobianos, antiparasitários e quimioterápicos.