O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), ligado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), teve o seu edital nº 1/2024 divulgado com 19 vagas imediatas. O concurso INSA prevê contratação de pessoal para o seu quadro de servidores efetivos em dois cargos diferentes.
continua depois da publicidade
Também é informado que será feita formação de cadastro reserva para possíveis convocações de excedentes. A banca organizadora responsável pelas etapas é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Confira os principais detalhes da seleção a seguir.
Vagas no INSA
Todos os contratados receberão remuneração de R$ 8.861,96 por mês, sendo essa a soma de vencimento, adicional por titulação e gratificação de desempenho. O valor é referente a jornadas de 40 horas semanais de trabalho.
Quanto à oferta de cargos, 10 vagas são para Pesquisador Adjunto I, que requer nível superior compatível com as áreas de:
continua depois da publicidade
- Biodiversidade;
- Ciência e Tecnologia de Alimentos;
- Desertificação;
- Energia;
- Gestão da Informação e Popularização do Conhecimento;
- Recursos Hídricos;
- Sistema de Produção Animal;
- Sistema de Produção Vegetal;
- Solos e Mineralogia.
As outras nove vagas do concurso INSA são para Tecnologista Pleno 2 – I, que requer nível superior para atuação em:
- Biodiversidade;
- Bioeconomia;
- Ciência e Tecnologia de Alimentos;
- Desertificação;
- Gestão da Informação e Popularização do Conhecimento;
- Inovação;
- Recursos Hídricos;
- Sistema de Produção Animal;
- Sistema de Produção Vegetal.
Período de inscrição
As inscrições no concurso INSA poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 27 de novembro, exclusivamente pela Internet. Os interessados terão até as 18h do dia 26 de dezembro de 2024 para acessar o site do Cebraspe e preencher o formulário eletrônico. Para confirmar a participação, também é necessário pagar taxa de R$ 150,00.
continua depois da publicidade
Etapas e provas
Todos os candidatos serão submetidos a duas etapas de classificação, de caráter escrito. O concurso INSA contará com prova objetiva, composta por questões de “certo ou errado” valendo até 120 pontos.
- Atenção: uma resposta marcada de maneira incorreta cancela outra questão correta.
Também será aplicada uma prova discursiva que consistirá numa questão dissertativa, que deve ser respondida em até 40 linhas. Ambas as avaliações estão previstas para acontecer no dia 23 de fevereiro de 2025.
Mais informações
Os resultados terão validade de dois anos, contando da data de sua homologação, podendo haver prorrogação por igual período. O edital completo do concurso INSA está disponível site do Cebraspe e deve ser lido com atenção. O documento também está disponível no site do Diário Oficial da União
continua depois da publicidade
Dúvidas devem ser encaminhadas à banca organizadora pelo telefone (61) 3448-0100 ou pelo e-mail [email protected].