Continua sendo bastante aguardado o novo concurso PCDF Administrativo, que suprirá as demandas das carreiras de Apoio às Atividades Policiais Civis, no âmbito da Polícia Civil do Distrito Federal. A previsão que se tem é de que sejam ofertadas 740 vagas, em sua maioria (480) para reserva técnica.
continua depois da publicidade
A novidade é que a banca organizadora foi contratada, será o CEBRASPE (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), e o edital segue aguardado até 2025.
Situação atual
Uma das atualizações mais recentes que pode ser associada ao concurso PCDF Administrativo foi a publicação do Extrato do Contrato nº 59/2024 no site do DODF, edição do dia 5 de setembro de 2024, página 75, que firma o contrato entre a Polícia Civil do Distrito Federal e o Cebraspe para a organização do certame.
Lembrando que a última informação que se tem do concurso PCDF foi a ata da 18ª Reunião Ordinária do CONDISP (Conselho Distrital de Segurança Pública), que indicava a previsão de provimentos para o ano de 2025.
continua depois da publicidade
Veja o trecho da ata:
4.3.1.5. PCDF (128390700): informou que está aguardando as nomeações dos aprovados no concurso de 2019, bem como está na fase de contratação de instituição para a execução do certame de novo concurso, com provimentos previstos para 2025.
Distribuição das vagas
A distribuição das vagas do concurso PCDF Administrativo permanece inalterada neste novo processo, e que foi revelada pela Portaria 94/2024, que saiu no DODF do dia 22 de março de 2022. Esse documento delegou à PCDF a competência para realizar o concurso. Abaixo, você confere a íntegra:
Autorização
A seleção para a carreira de Apoio às Atividades Policiais foi autorizada por meio da Portaria nº 63/2021, publicada no DODF de 8 de março de 2021. No mesmo documento, diversas outras carreiras foram contempladas.
continua depois da publicidade
Abaixo, exibimos o documento em sua integralidade:
Cargos da PCDF
Os cargos em disputa no futuro concurso PCDF Administrativo serão todos aqueles (ou parte deles) relacionados na Portaria Conjunta nº 48, publicada no Diário Oficial do DF em 15 de setembro de 2022, página 3. Abaixo, segue a lista do nome do cargo e das respectivas especialidades contidas no documento:
Gestor (60 vagas imediatas e 180 cadastros)
A carreira de Gestor de Apoio às Atividades Policiais do Distrito Federal terá 60 vagas imediatas e 180 cadastros. Ela é composta pelas seguintes especialidades, todas elas de nível superior:
- Analista de Informática – Área de Atuação: Banco de Dados;
- Analista de Informática – Área de Atuação: Desenvolvimento de Sistemas;
- Analista de Informática – Área de Atuação: Rede de Computadores;
- Arquivista;
- Assistente Social;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Enfermeiro;
- Farmacêutico;
- Fisioterapeuta;
- Fonoaudiólogo;
- Nutricionista;
- Odontólogo;
- Pedagogo;
- Psicólogo;
- Profissional de Educação Física.
Analista
A carreira de Analista de Apoio às Atividades Policiais do Distrito Federal, por sua vez, possui apenas uma especialidade em voga, que é de nível médio: Agente Administrativo. Serão 200 vagas imediatas e 300 cadastros de reserva.
continua depois da publicidade