O governador do estado de São Paulo, Tarcísio Freitas, autorizou um novo edital da Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ) para contratação de servidores efetivos. O aval do concurso SEFAZ SP foi divulgado nesta terça-feira (27/08), informando a abertura de 12 vagas.
continua depois da publicidade
A novidade chega para os concurseiros após cerca de 11 anos sem nenhum edital da pasta. De acordo com o documento assinado por Freitas, a nova seleção deve ser realizada no próximo ano. Agora, a expectativa é de que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2025.
Confira na matéria a seguir o que já se sabe sobre o certame e o que se pode esperar.
Situação atual
Moradores do estado de São Paulo que querem entrar no funcionalismo podem ter uma grande chance no ano que vem. Isso porque o governador autorizou concurso SEFAZ SP para provimento de cargos no exercício de 2025. Dessa maneira, não só o edital deve ser publicado no próximo ano, mas as nomeações também.
continua depois da publicidade
O Processo nº 001.00007745/2024-57 / SISAUT 20000-2024/00001 assinado por Freitas informa que o certame será voltado para a área Contábil. O documento informa que a Secretaria já pode “adotar as providências necessárias à abertura de concurso público”.
Para isso, o aval segue informando que deverão ser “observadas as disponibilidades orçamentário-financeiras e obedecidos os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie”. Ou seja, para que o concurso da Secretaria da Fazenda de São Paulo aconteça, a pasta precisa se adequar ao orçamento e às regras do estado para seleções públicas.
Vale ressaltar que não é realizado nenhum concurso SEFAZ SP desde 2013, quando foram ofertadas mais de 800 vagas para Agente Fiscal de Rendas. O cargo em questão não contava com nenhuma função específica para a área de contabilidade, o que demonstra um possível déficit dentro desse setor.
continua depois da publicidade
Quais serão as vagas do concurso SEFAZ SP 2025?
São 12 vagas informadas na autorização, todas elas para o cargo de Especialista Contábil. Essas oportunidades são para profissionais que tenham nível superior em Contabilidade ou em Ciências Contábeis. É provável que o edital exija registro no CRC-SP. A remuneração esperada para essa carreira fica em torno de R$ 6 mil mensais.
O governador de São Paulo chegou a falar sobre a necessidade de um concurso SEFAZ SP também para a área de Auditoria, durante entrevista em um podcast no ano passado. A ideia era reorganizar a Secretaria e renovar os quadros de pessoal para manter o bom funcionamento do Fisco. Entretanto, não há previsão de lançamento de edital para Auditores ainda.
continua depois da publicidade
O que falta para lançar o edital?
O edital do concurso SEFAZ SP 2025 precisa ser elaborado para que as oportunidades sejam ofertadas oficialmente. Esse trabalho é de responsabilidade da Comissão Organizadora, que ainda não foi nomeada. Sendo assim, o próximo passo é definir quais servidores da Secretaria vão compor esse grupo.
A Comissão deve se reunir para definir as regras da seleção, como:
- Requisitos dos cargos;
- Etapas de classificação;
- Conteúdos cobrados;
- Cronograma de execução.
Outra tarefa é a escolha de empresa que irá trabalhar como banca organizadora, se assim for necessário.
O que esperar do concurso Secretaria da Fazenda SP?
As etapas ainda deverão ser confirmadas no novo edital, mas, caso ele siga o formato de certames anteriores, possivelmente haverá realização de prova escrita. Essa deve ser aplicada em caráter objetivo, cobrando assuntos de conhecimentos gerais que podem incluir língua portuguesa, administração pública e noções de informática.
continua depois da publicidade
Além disso, questões de conhecimentos específicos do setor Contábil devem aparecer na avaliação, incluindo temas de legislação e direito.
Último concurso SEFAZ SP
O último edital de concurso Secretaria da Fazenda de São Paulo não contou com nenhuma oportunidade para Especialista Contábil. O certame realizado no ano de 2013 ofereceu 885 vagas imediatas para Agente Fiscal de Rendas, cujo principal requisito é ter nível superior completo.
Esse cargo foi dividido em duas áreas de conhecimento: Gestão Tributária (782 vagas) e Tecnologia da Informação (103 vagas). Na época, o salário inicial previsto era de R$ 8.582,75 por mês, somando valor-base e prêmio de produtividade. A seleção foi realizada em duas etapas:
- Primeira etapa: três provas objetivas de conhecimentos gerais, básicos e específicos;
- Segunda etapa: curso especial ministrado pela Escola Fazendária de SP para habilitação ao cargo.
O concurso SEFAZ SP em questão foi organizado e executado pela Fundação Carlos Chagas.
continua depois da publicidade