Edital da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) está cada vez mais próximo de ser publicado. Depois da autorização dada pelo Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o novo concurso SUSEP teve sua comissão organizadora definida.
continua depois da publicidade
A novidade foi divulgada na edição de 16/08 do Diário Oficial da União (DOU), aumentando ainda mais as expectativas para o lançamento desse certame. O certame vai ofertar 75 vagas após 14 anos sem nenhuma seleção para efetivos. As oportunidades previstas são direcionadas a candidatos com nível superior de escolaridade.
O concurso SUSEP anterior aconteceu em 2010. O objetivo da nova seleção é suprir o déficit de pessoal gerado nos últimos 14 anos. Caso contrário, o quadro de servidores pode sofrer uma perda maior com as futuras aposentadorias.
Vale ressaltar que essa Superintendência é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Ela está vinculada ao Ministério da Economia, tendo sido criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
continua depois da publicidade
Concurso SUSEP: situação atual
A Superintendência de Seguros Privados tem um prazo de seis meses para lançar o seu edital para recomposição do quadro de efetivos. Desse modo, o documento pode ser publicado até metade de fevereiro de 2025. A autorização foi dada por meio da Portaria MGI nº 5.478/2024, do dia 14 de agosto.
Para que isso aconteça o quanto antes, o órgão deu prosseguimento aos trâmites do concurso SUSEP e definiu sua comissão organizadora. Esse grupo de trabalho foi estabelecido na Portaria nº 8.321/2024, publicada no DOU em 16 de agosto de 2024.
O próximo passo é selecionar a empresa que trabalhará como banca organizadora para aplicação das etapas. Isso pode acontecer nos próximos meses, aumentando as possibilidades de o edital ser lançado ainda em 2024. De qualquer maneira, todas essas tramitações devem ser feitas dentro do prazo estabelecido pelo MGI.
continua depois da publicidade
Caso contrário, a autorização deixa de valer e a Superintendência perde a liberação do provimento de 75 vagas para Analista Técnico, que requer nível superior completo. Vale pontuar que o quantitativo autorizado é diferente da solicitação enviada pelo órgão. No início de agosto, o pedido enviado era de 302 oportunidades.
Isso porque, conforme nota técnica divulgada, a SUSEP possui 577 cargos de Analista Técnico e 247 cargos de Agente Executivo aprovados. Atualmente, encontram-se vagos 305 postos de trabalho de Analista Técnico e 191 cargos de Agente Executivo. Ainda de acordo com a nota, a função de Analista Técnico possui a remuneração de R$ 20.924,80.
Concurso SUSEP: último edital
O último concurso SUSEP aconteceu em 2010, com abertura de 138 vagas para o cargo de analista técnico nas seguintes áreas:
continua depois da publicidade
Além das vagas de ampla concorrência, houve reserva para pessoas com deficiência. Os candidatos foram avaliados por meio de provas escritas (objetiva e discursiva). Caso o novo concurso SUSEP siga o mesmo modelo dos certames anteriores, é possível que conte com essas duas avaliações.
A prova objetiva para os candidatos foi composta por questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Inglês;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Legislação Básica;
- Conhecimentos Específicos do cargo.
Leia com atenção o edital de 2010, listado anteriormente, e confira quais os conteúdos foram cobrados. Com base nessas informações será possível montar um cronograma de estudos.