FUNAI tem banca definida para seletivo; edital em breve

Conteúdo

Está iminente a publicação do edital de processo seletivo FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), que recebeu a autorização para abertura de até 25 vagas temporárias. A banca organizadora do certame, o Instituto Access, já criou uma página para a seleção.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que no mês de setembro foi publicada a Portaria Conjunta nº 67/2024, assinada pela Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e pela Ministra de Estado dos Povos Indígenas, com a autorização do processo seletivo simplificado FUNAI.

Conforme o documento, divulgado no site do Diário Oficial da União, edição de 5 de setembro de 2024, o prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado seria de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria. Assim, o certame deve sair até março de 2025.

Processo seletivo FUNAI tem página criada

O Instituto Access – Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano já disponibilizou a página do processo seletivo FUNAI.

continua depois da publicidade

Em razão disso, cresce a expectativa para o lançamento do edital. A empresa será responsável pela organização e execução do processo seletivo simplificado.

O recrutamento dos candidatos para as vagas dependerá de prévia aprovação dos profissionais em seleção pública, que estará sujeita a ampla divulgação. As etapas avaliativas poderão compreender provas objetivas e/ou prova de títulos. Todos os detalhes serão conhecidos com a publicação do edital normativo.

Vagas autorizadas

De acordo com a portaria autorizativa divulgada, as oportunidades são para Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual nas seguintes funções:

  • Analista Socioambiental: 10 vagas;
  • Analista Ambiental: 10 vagas;
  • Analista em Regularização Fundiária de Terras Indígenas: 1 vaga;
  • Analista em Georreferenciamento de Terras Indígenas: 1 vaga;
  • Gestor em Licenciamento Ambiental: 2 vagas;
  • Gestor em Regularização Fundiária de Terras Indígenas: 1 vaga.

O documento disponibilizado não informa os requisitos, mas é provável que as carreiras de Analista e Gestor exijam nível superior de escolaridade. A lotação dos aprovados também não foi informada.

continua depois da publicidade

Conheça a FUNAI

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas é vinculada ao Ministério dos Povos Indígenas, e tem a finalidade de proteger e promover os direitos dos povos indígenas do Brasil.

Suas atribuições incluem desde os estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, até a conservação e recuperação do meio ambiente.

A FUNAI ainda promove ações de etno-desenvolvimento, conservação e recuperação do meio ambiente nas terras indígenas, além de atuar no controle e mitigação de possíveis impactos ambientais provenientes de interferências externas às terras indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *