Está aberto o edital do processo seletivo Prefeitura do Rio de Janeiro, no estado do Rio, para o preenchimento de 2.576 vagas temporárias para Professores e Agentes de apoio à Educação Especial.
continua depois da publicidade
A seleção será organizada por intermédio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME Rio) e tem como documento o edital SME nº 01/2025 que prevê exigências que variam entre nível médio e superior.
Vagas ofertadas
O seletivo tem como objeto a contratação, por prazo determinado, de 2.576 profissionais, que serão distribuídos por Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e atuarão em áreas como:
- Agente de Apoio à Educação Especial;
- Professor para Educação Infantil;
- Professor Adjunto para Educação Infantil;
- Professor para Ensino Fundamental – Anos Iniciais e em outras áreas como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências, História, Educação Física, Inglês e Artes.
As remunerações variam conforme o cargo e a carga horária, indo de R$ 1.497,73 a R$ 6.335,12, além de benefícios como vale-transporte e vale-alimentação ou refeição. De acordo com o edital a carga horária compreende 22h30min ou 40h semanais.
continua depois da publicidade
Os cargos relativos à formação de ensino médio são Agente de Apoio e Professor Adjunto. Já os cargos de ensino superior são os de Professores, que requer graduação ou licenciatura na área.
Como se inscrever
As inscrições no seletivo são gratuitas, encontram-se abertas de 9 de janeiro até as 18h do dia 13 de janeiro de 2025 e devem ser realizadas pelo portal de concursos da Prefeitura do Rio.
É necessário preencher a ficha cadastral e informar titulações e experiências profissionais. Esta documentação comprobatória está listada no anexo III do edital, leia-o atentamente.
Os candidatos poderão indicar uma segunda opção de Coordenadoria Regional de Educação (CRE) durante a inscrição, caso as vagas na primeira opção sejam preenchidas.
Da seleção
A seleção dos candidatos será feita por etapa única, eliminatória e classificatória, consistindo na avaliação de títulos e experiência profissional.
continua depois da publicidade
Os candidatos terão sua posição classificatória definida com base nas informações fornecidas no momento da inscrição. Por isso, a importância de informar os dados de forma correta.
Mais detalhes sobre os documentos podem ser obtidos no item 7 do edital de abertura. Sobre critérios de pontuação, as orientações estão no item 12.
Mais informações
As contratações terão validade inicial de 12 meses, podendo ser prorrogadas por até cinco vezes, conforme necessidade administrativa.
Todas as informações sobre o processo seletivo constam no edital divulgado no site do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, edição nº 201 de 9 de janeiro de 2025, a partir da página 61.